A maioria dos jogadores de RPG já viu e provavelmente virou fã de Senhor dos Anéis e tem alguma cena que realmente marcou. Talvez por uma luta, por uma frase, por um momento. Mas todas essas cenas têm algo que faz com que ela tenha vida e represente a emoção que ela quer passar.
Um dos fatores que mais influenciam para deixar uma cena no tom que ela precisa é a música.
E o tema de hoje é esse: Músicas no RPG.
Entre todos os aspectos que caracterizam uma sessão de RPG, o que eu mais me identifico é com a música.
Um bom som ambiente ajuda tanto mestre como jogador a entrarem no espírito da cena.
Às vezes um mestre precisa desses artifícios para trazer à cena o espírito que ele quer.
Mas cuidado, uma música errada pode acabar completamente com o que você tinha planejado.
Não coloque músicas que você utilizaria em situações mais calmas, em uma batalha onde suas vidas estão em perigo.
Muitas vezes não é preciso nem que o mestre diga que algo sinistro aparece, apenas uma música de tensão já faz isso por você.
Vou citar alguns exemplos de músicas e situações que já utilizei (e ainda utilizo) em minhas sessões.
Vamos começar, por exemplo, com aventuras com temas medievais.
Quando seus jogadores estão apenas começando a aventura deles ou estão acordando calmamente em suas camas, a música Conan OST - Theology dá essa sensação a cena.
Se a situação exige um pouco de suspense, existe uma música que faz meu grupo entrar na mesma hora nesse estado: Castlevania - Symphony of the Night -
Recentemente usei a música 300 OST - quando eles entraram no deserto. Minha esperança era de que ela combinasse mas do jeito que a aventura fluiu, caiu como uma luva.
Essa música dá aquela tensão que os jogadores normalmente não sentem ao entrar em um deserto.
Mas se procura uma música para combate, aconselho God of War 2 - Colossus of Rhodes
Poderia ficar o dia todo citando músicas que dariam uma boa trilha sonora para sua aventura, mas vou logo recomendar alguns albuns que têm muitas faixas a serem usadas (até porque eu uso muitas delas).
Conan
Senhor dos Anéis (Trilogia)
Castlevania - Symphony of the Night
God of War (Trilogia, especialmente o 2)
Coração Valente
300
Piratas do Caribe
Silent Hill
Para àqueles que preferem um RPG mais futurístico, não posso deixar de citar Star Wars
Narrar uma fuga ao som de Asteroid Fields é emocionante.
E assim por diante. Mas não me perdoaria se não citar o nome de um programa excelente para mixagem de sons.
Mas vai mixar o que? Efeitos sonoros com sons ambientes.
Uma combinação muito legal, mas que poucos players conseguem fazer.
Para isso, vou recomendar RPG Sound Mixer (Que nome mais apropriado!).
Baixem o demo e vejam como o software é bom e cai como uma luva em suas sessões.
Se gostarem, COMPREM.
Não fiquem procurando cracks na internet. É barato e valoriza o trabalho do desenvolvedor.
Bom, obviamente esqueci de muitas músicas, mas os comentários estão aí.
Comentem qual trilha é indispensável em sua aventura.
Minha campanha é ambientada em um cenário sombrio onde a noite tornou-se uma constante na vida de seus habitantes, fruto de uma maldição antiga. Para tal, recomendo "Midnight Syndicate" e "Nox Arcana".
ResponderExcluirPara ambientações em cenas orientais, tenho usado a trilha sonora de Naruto.
Já para as tavernas, "Terra Média" e "Taberna Folk" tem caido como uma luva.
Abcs.
Excelente recomendação. Quase toda trilha sonora sempre cai como uma luva em cenários orientais.
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