quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Classe de D&D: Monge

Hoje é o dia de largar espadas, escudos e armaduras e descer a porrada do jeito convencional.

Classe de hoje: Monge



Monge

Atenção: O monge que descreverei abaixo é baseado no Livro do Jogador de 3.0

O monge é conhecido normalmente por ser a classe que usa o corpo como arma. Não que isso não seja verdade, mas um monge pode ir muito além disso, podendo exercer as mais diversas funções dentro do grupo.

Prós do Monge


Ataque Desarmado Aprimorado: Mãos, pés, cabeça, cotovelo, etc. Qualquer parte do corpo é uma arma pro monge. Das classes básicas, é o única que aumenta seu dado de dano conforme evolui, podendo tornar um soco tão perigoso (ou mais) que uma espada ou machado. Em níveis mais elevados, pode matar ou paralisar um oponente com um simples gesto e ainda pode usar sua Rajada de Golpes para acertar vários golpes contra oponentes mais fracos.

Bom Bônus Base de Ataque (BBA): O BBA do monge é relativamente alto, não ultrapassando apenas as classes mais marciais como o guerreiro.
Obs.: Na nossa mesa, convencionamos usar o BBA de guerreiro para o monge também.

Bons testes de Resistência: O monge tem bônus em todas as resistências tornando-se forte no fisicamente e mentalmente.

Boa Capacidade Defensiva: Conforme vai evoluindo, o monge ganha talentos que ajudam a se esquivar de ataques em área, se evadir de objetos atirados contra ele, se torna mais forte contra encantamentos, se torna imune a venenos e doenças, aumento da CA além de poder usar seu bônus de Sabedoria para aumentar ainda mais a CA.


Boa movimentação: Conforme o monge vai evoluindo, ele se torna cada vez mais rápido ficando ao nível das criaturas mais velozes do jogo.

Boa seleção de perícias: A lista de perícias do monge é muito boa, ajudando a se tornar mais auto-suficiente e ágil.

Ki: O monge consegue tornar seu golpes em armas mágicas podendo ultrapassar certas reduções de dano conforme vai passando de nível.

Fraquezas do Monge


Classe de Armadura (CA): Apesar de o monge ter os benefícios de usar a sabedoria em sua CA e ganhar CA conforme evolui, não pode ser considerada como uma CA boa para um lutador da linha de frente, principalmente se comparado a quantidade de armaduras e escudos que um guerreiro pode usar.

Baixos Pontos de Vida (PV): Apesar de ser um lutador de combate corpo-a-corpo, o monge não possui muitos pontos de vida, ficando abaixo do guerreiro e bem abaixo de um bárbaro.

Baixa seleção de Armas: O monge tem acesso a poucas armas do jogo, mas não tem acesso as armas mais letais.

Menos itens mágicos e magias de melhoria: Como a maioria das magias e itens mágicos que melhoram as habilidades de combate são focadas nos itens, o monge possui uma lista razoavelmente pequena de itens que podem ser usados, e normalmente os itens bons para monge, são mais caros.

Interpretação do Monge

Adapte-se a situação
Um monge tem a capacidade de se adaptar as mais diversas funções dentro do grupo. Suas habilidades de combate o tornam um ótimo lutador na linha de frente. Sua velocidade ajuda em momentos onde seus aliados precisam ser resgatados de situações perigosas. Além disso, ele pode percorrer longas distâncias em curto espaço de tempo tornando-o um bom batedor. O monge também possui boas habilidades para ser a "voz" do grupo, e caso as  negociações não tenham dado certo, ainda poderá usar suas habilidades para escapar dos ataques que se seguirem.

Cautela: Não esqueça essa palavra.
Cuidado para não se impressionar demais com suas habilidades excepcionais, esse é o primeiro passo para um monge morto. Você luta bem, mas falta vigor para uma luta longa. Ser rápido pode deixar o grupo pra trás, mas caso você se meta em problemas, dificilmente o grupo terá tempo para ajudá-lo. Lembre-se que você NÃO é um ladino, então quando for um batedor, não poderá localizar armadilhas.

Use as rajadas com CAUTELA.
A rajada de golpes é um ótimo recurso do monge, mas diminui sua precisão. Para utilizar uma rajada de golpes, você precisa de uma ação de Ataque Total, então não poderá se mover, e sua maior vantagem é a sua velocidade e mobilidade.

Não economize seus recursos
Em altos níveis, o monge poderá usar muitas vezes seus golpes atordoantes então não hesite em usar. Mesmo contra monstros que possuam altos testes de Fortitude, não hesite. 1 natural é uma falha automática, e manter um dragão sem agir por uma rodada pode mudar completamente o rumo do combate.

Não pare!
Velocidade é a palavra chave para o monge, então quando enfrentar outro grupo, concentre-se nos membros mais fracos como os conjuradores. Uma boa perícia de Acrobacia pode fazer com que você passe com mais facilidade pela linha de frente causando uma grande bagunça na linha de trás.
Quando estiver enfrentando inimigos mais poderosos, fique em constante movimento para dificultar a vida do oponente.

Como interagir com o resto do grupo


Melhor lutador do grupo: Tente sempre se manter em combate com o melhor lutador do grupo. Flanquear oponentes é uma ótima oportunidade para que você desfira suas rajadas. Possivelmente você possui habilidades de percepção (ouvir, observar) melhores que as dos guerreiros então você quem será responsável por perceber as oportunidades dentro do combate.

Membro furtivo: Caso você não seja o batedor do grupo, fique sempre atento ao seu companheiro, pois você é o mais rápido para chegar nele e ajudá-lo a sair de uma situação mais embaraçosa.

Conjurador Arcano: Conjuradores arcanos não são bons em combates corpo-a-corpo então fique atento à eles pois você pode ser o único com capacidade para salvá-los.

Conjurador Divino: Como todo bom linha de frente, sempre é bom manter amizade com esses conjuradores pois suas magias de cura serão muito bem vindas.

Equipamentos

Armaduras: Como um monge não utiliza-se de armadura, o ideal é que ele consiga braceletes que lhe proporcionem certa proteção. Ir atrás de anéis de proteção e amuletos de armadura natural são providenciais ao monge.

Armas secundárias: Como seus golpes causam contusões, é importante sempre ter uma arma leve de corte para situações que seus golpes se mostrem ineficientes. Uma kama é sempre bem vinda.



Armas de ataque à distância: Shurikens são excelentes pedidas pois podem ser utilizadas junto da sua rajada de golpes. Mas é sempre bom possuir armas com maior alcance também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário