Ontem estava olhando meus livros de D&D 4th Edition e pensei em compartilhar um capítulo do livro com vocês.
Principalmente aos jogadores que não lêem (por não ter interesse, para não usar de influência externa ou simplesmente porque o narrador da história não deixa), este post vai falar sobre os diversos tipos de jogadores e já aproveitando para dar dicas de como o mestre deve conduzir quando algum destes tipos estiverem na mesa.
Tipos de Jogador
Agitador
Esse é particularmente o meu tipo de jogador favorito. O jogador agitador é aquele que gosta de ver a coisa acontecer. Abrir um baú que obviamente é uma armadilha só pra ver no que vai dar, ou jogar uma pedra em um portal que não se sabe onde vai dar. Mas por que é meu tipo favorito? Porque muitos jogadores tem um nível de cautela elevado e quase não se arriscam, fazendo com que o mestre fique inventando situações para que eles continuem na aventura. E o agitador faz isso para o mestre.
No geral, um agitador:
- Gosta de fazer as coisas acontecerem.- Assume riscos loucamente e faz escolhas ruins deliberadamente.
- Se destaca em combate e não gosta de não ter o que fazer.
- Toma atitudes decisivas quando as coisas estão estagnadas.
Divertindo um agitador
- Inclua objetos e encontros que incentivem a criatividade.- Permita que suas atitudes coloquem os personagens em encrencas, mas sem matá-los.
- Coloque-o com PdMs com personalidade tão forte quanto a dele.
Evite que um agitador:
- Faça com que o restante do grupo acabe morto.
Ator
O jogador ator é aquele que gosta de interpretar o personagem, normalmente até desprezando os números. Ele prefere interpretar mais com os outros personagens e PdMs do que ficar se focando nas mecânicas e regras do jogo.
No geral, um ator:
- entrega a história do PdJ, enfatizando mais sua personalidade.- joga de acordo com as motivações do personagem.
- prefere cenas onde ele possa caracterizar seu personagem.
- dá preferência a encontros sociais do que o combate.
Divertindo um ator
- Facilite o desenvolvimento da história e personalidade do seu personagem.- Promova encontros com interpretação.
- Enfatiza a personalidade do personagem de vez em quando.
- Convide-o a ajudar a criar elementos narrativos da história.
Evite que um ator:
- aborreça os outros jogadores falando com tudo e todos.- atrapalhe o jogo justificando que está "agindo como seu personagem agiria". (Claro que o mestre sempre pode dar aquela sacaneada quando ele faz isso, mas isso vocês não leram aqui, certo?)
Combatente
Esse é o porradeiro, o cara que vive de combate, não perde a oportunidade de colocar suas habilidades em combate à prova. Normalmente todos gostam do combate, mas esse jogador realmente aprecia mais que os outros.
No geral, um combatente:
- otimiza o personagem para ser o melhor em combate.- pode escolher as opções mais simples que o levam mais rápido à ação.
- gasta menos tempo em elementos de narrativa e interpretação.
- deseja combater e executar proezas audaciosas o tempo todo.
Divertindo um combatente
- Crie uma batalha inesperada quando ele parecer entediado.- Crie batalhas simples e complexas.
- Descreva com ênfase o resultado de seus feitos.
Evite que um combatente:
- Arruine a aventura matando até mesmo os monstros que deveriam conversar.- Atropele os encontros sociais e desafios de perícia para chegar logo ao combate.
Espectador
Esse é um jogador que gosta mais de participar do encontro social, que não se preocupa nem em ser o centro da aventura nem em fazer uma interpretação grandiosa.
No geral, um espectador:
- Aparece para ser parte do grupo.- Ajuda a mediar disputas por não ser tão apegado ao jogo.
- Normalmente escolhe uma função que está faltando no grupo apenas para facilitar a diversão.
Divertindo um espectador
- Não force que ele se envolva mais do que ele deseja.- Aceite que ele está satisfeito apenas em olhar.
- Ajude-o quando precisar.
Evite que um espectador:
- Distraia demais os jogadores com TV, video-game ou navegando na internet.- Abandone a mesa nos momentos cruciais.
Explorador
Um explorador é aquele que quer descobrir tudo sobre o mundo. Não sai de uma masmorra sem ter certeza que vasculhou todos os locais. Quanto mais misterioso, mais o explorador vai querer descobrir.
No geral, um explorador:
- Busca novas experiências no cenário do jogo.- Gosta de descobrir fatos secretos encontrar itens e lugares perdidos.
- Aprecia o cenário tanto quanto combates e histórias.
- Avança no enredo apenas pela simples vontade de ir além.
Divertindo um explorador
- Inclua elementos de encontro que exigam exploração.- Recompense a curiosidade e a vontade de explorar.
- Forneça descrições detalhadas e use mapas e acessórios chamativos.
- Convide-o a mapear o caminho do grupo.
Evite que um explorador:
- Tire proveito do conhecimento do cenário de modo inadequado (famosa influência externa)- Aborreça ou canse os outros jogadores com sua sede de detalhes.
Narrador
Esse é o tipo de jogador que gosta de uma boa história. Prefere a narrativa que as regras. Se as regras atrapalham a narrativa, ele tenta passar por cima.
No geral, um narrador:
- costuma entregar a história romanceada do personagem.- trabalha duro para adaptar o personagem a história.
- gosta de cenas dramáticas e personagens recorrentes.
- prefere aventuras que possuam alguma trama.
Divertindo um narrador
- Facilite o desenvolvimento da historia do personagem.- utilize a história dele para definir as aventuras.
- Inclua pelo menos uma trama curta na aventura.
- Escolha ele para registrar os eventos e encontros importantes.
Evite que um narrador:
- Insista em tornar o personagem dele o centro de todas as histórias.- Dite as ações dos outros personagens para que se encaixem no seu planejamento.
Pensador
Pensador é aquele jogador que gosta de pensar bastante antes de se aceitar uma nova aventura. Soluções criativas e/ou práticas fascinam esse tipo de jogador.
No geral, um pensador:
- Encara qualquer desafio como se fosse um quebra-cabeça.- Escolhe as ações cuidadosamente para obter o melhor resultado.
- Fica contente em obter sucesso sem ação, drama ou tensão.
- Prefere ter tempo para pensar do que agir impetuosamente.
Divertindo um pensador
- Inclua encontros que exigem técnicas de resolução de problemas.- Recompense o planejamento e a tática.
- Permita que seus planos também obtenham sucesso total.
- Convide-o para ajudar a criar novas missões.
Evite que um pensador:
- Diga constantemente o que os outros jogadores devem fazer.- Atrase demais o jogo refletindo sobre o que fazer.
Deixei por último o pior tipo de jogador que existe..
O Power Ficha!!!
Esse é o tipo de jogador que fica o tempo todo atrás da ficha perfeita e não interpreta nenhuma cena, utilizando apenas os números. É o cara que vai atrás de furos na regra, cria aberrações (começa como raça meio-anão/meio-minotauro), mistura os mais diversos tipos de classes e torna-se uma criatura bizarra.
No geral, o power ficha:
- otimiza os atributos do personagem para melhor desempenho no combate.- pesquisa em suplementos as melhores opções para o personagem.
- Gasta menos tempo com interpretação.
- Prefere muito mais combate que outro tipo de encontro.
Divertindo um power ficha
- Enfatize as recompensas dos elementos do enredo, como XP da missão.- Use um item mágico que ele tanto busca como base da missão.
- Facilite acesso a novos poderes e opções.
- Inclua encontros que utilizem os atributos do personagem.
Evite que um power ficha:
- Se torne mais poderoso que os demais personagens.- Pegue mais que sua parte do tesouro.
- Trate os demais personagens como seu lacaio.
Bom pessoal, é isso aí..
O que vocês acham? Qual tipo de personagem você se encaixa?
Principalmente o meu grupo, que tipo de personagem você mais se encaixa?
Obrigado a todos que nos visitaram nesse ano e ano que vem tem mais.
Feliz Natal a todos!
Esse post foi muito bom, vo tentar dar uma olhada para ver que tipo de player são os que mestro.
ResponderExcluirAcho que a maioria são tipos lutadores, hj mesmo uma aventura acabou e agr refletindo acho que foi erro meu. Coloquei um desafio grande que só lutando n daria, e eles só seguiram em frente e acabou que foram todos p/ o saco =/.
Pois é Igor, mas o papel do mestre é colocar desafios. O papel do jogador é avaliar se é um desafio à altura das suas capacidades. ;D
ResponderExcluirGenial isso daqui, em especial a referência para o Grupo do Chapéu de Palha que ficou ímpar...
ResponderExcluirMas se me permitir uma parte, acredito que Nico Robin, estaria mais para Observador(a). Boa Hancock tem um bom tom de Agitador(a)... Fazendo o que lhe dá na telha e coisa e tal...
Luffy -> Agitador
Zoro -> Combatente
Usopp -> Pensador
Nami -> Explorador(a)
Sanji -> Ator
Tony Tony Chopper -> Ta aí não me ocorre nada... Suas mesas costumam ter mascotes que amam algodão doce?
Nico Robin -> Observadora(a)
Franky -> Power Ficha!! (De longe a melhor comparação!!!)
Brook -> Talvez tanto ou mais ator que o Sanji...
Até mais ver
mr.poneis
Normalmente as namoradas? Achei esse detalhe desnecessário, e bem sexista. Evitar esses tipos de afirmações deixa o RPG mais convidativo ao feminino, e secundarizar, mesmo que não generalizando, "as namoradas" a mero papel de espectadora é apenas reafirmar que a mulher, assim como no rpg, é apenas observadora e não agente de suas ações e vida social, um pensamento extremamente tradicional da cultura machista. Fica a dica, e se achar minha crítica ofensiva, sorry but i'm not sorry.
ResponderExcluirBoa sugestão.. Até as mesmas já fazem parte do grupo hoje e dão show..
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