terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Classe de D&D: Feiticeiro

Hoje pessoal, vou falar sobre uma das minhas classes favoritas em D&D: Feiticeiro






Feiticeiro

Um bom jeito de explicar o que é um feiticeiro é comparando ao mago. Como uma das classes de conjuradores arcanos, o feiticeiro é muito versátil por poder selecionar qual magia quer usar no momento de conjurá-la, sem a necessidade de preparar as magias. Porém, a quantidade de magias que um feiticeiro conhece pode ser bem inferior a de um mago.

Por justamente conhecerem poucas magias, os feiticeiros tornam-se muito mais flexíveis taticamente, e muitas vezes mais letais. Quando se recebe um número limitado de magias, é muito importante que as magias sejam bem escolhidas. Uma boa escolha pode fazer com que seu feiticeiro nunca sinta falta de outra magia que ele estava relutante em deixar de lado. Seguem algumas características que os feiticeiros possuem.

Bom papo
Um alto valor de carisma é essencial ao feiticeiro para conjurar suas magias, mas também ajuda a causar uma boa impressão nos demais ou ajudar no momento de uma negociação.

Vontade alta
Feiticeiros normalmente usam sua progressão para manter seu teste de vontade alto, o que faz com que ele seja expert em escapar de ilusões ou encantamentos que visam atingir seu espírito ou sua mente.

Magias
O feiticeiro pode escolher praticamente qualquer magia do jogo para a sua lista.

Conjuração Espontânea
Um feiticeiro não precisa de um grimório para armazenar magias, ao invés disso ele decora um número limitado que ele pode usar um número limitado de vezes por dia. Se ele conhece uma magia, ele pode conjurá-la dentro do seu limite de magias diárias.


Familiar
Feiticeiros, assim como os magos, possuem um familiar que pode ajudá-lo como um guia ou espião.

Sem muitas armas
O feiticeiro pode utilizar todas as armas comuns do jogo, armas que não são muito letais, mas que salvam a vida do feiticeiro quando as magias falham. Dentre os conjuradores arcanos, os feiticeiros são um dos que mais possuem variação justamente por possuir uma categoria inteira a sua disposição.



E o quais são seus defeitos?


Pontos de vida muito baixo
Assim como os magos, usam o d4 para seus dados vida, sendo os mais baixos entre as classes de D&D.

Poucas perícias
Dois pontos mais sua inteligência é muito pouco para perícias, justamente por feiticeiros não escolherem valores muito alto para este atributo.


CA muito baixa
Feiticeiros não são treinados com escudos e armaduras, o que faz com que eles possuam uma classe de armadura muito baixa. CA baixa aliada a poucos pontos de vida tornam o feiticeiro vulnerável em combates físicos. Itens mágicos e magias podem ajudar, mas queimaria alguma magia que poderia ser utilizada com mais eficiência.

Bônus Base de Ataque (BBA) muito fraco
O BBA de um feiticeiro é o mais baixo do jogo, avançando em +1 a cada dois níveis. Dano com magias é excelente, contrário do dano com armas.

Seleção de Magias limitadas
A lista de magias de um feiticeiro se torna quase fixa, com poucas adições conforme avanço de nível.



Como se interpreta um feiticeiro?

Flexibilidade
Por mais que um feiticeiro não precise preparar as magias, é muito interessante que ele tenha um planejamento perante as situações do dia-a-dia.
Dificilmente se escolhe magias de dano de forma errada, mas se limitar a algum tipo pode fazer com que você não seja útil em certos combates. Um feiticeiro só com magias de fogo é muito bom, mas frente a um dragão vermelho ou um elemental do fogo, você se torna quase (eu disse QUASE) inútil.
Um outro conselho quando estiver selecionando suas magias, é escolher as que podem ser utilizadas mais vezes durante suas aventuras, como uma magia para se transformar ou uma barreira para defesa.
Magias são poderosas em suas mãos, mas não se limite a isso. Fique atento a itens alquímicos, armas e outros equipamentos podem aumentar seu repertório nos confrontos que aparecem.
Por você ser muito vulnerável, procure a proteção de seus companheiros, mantendo-se sempre no meio da marcha, sendo protegido em ambos os lados.

Como você não faz parte do grupo de frente, fique atento para que possa utilizar suas magias quando eles estiverem em risco e sempre planeje onde mira pois uma magia que acerta aliados e oponentes normalmente não é uma boa solução.

Mas existem outros conjuradores no grupo...
Para que sua já limitada seleção de magias não torne-se repetida, é bom que você converse com os outros conjuradores do grupo, ajudando na escolha das magias deles, principalmente com magias com efeitos que você não possui. Claro que se você é um feiticeiro de dar dano nos oponentes, os outros conjuradores não vão perder a festa por isso. O ideal é combinar para que algumas magias não sejam perdidas a toa.

Assim como outros conjuradores, você pode ficar sem magias então é sempre importante possuir algumas varinhas ou pergaminhos, além de algumas armas para suporte.

Espada amiga! Seja bem vinda ao combate!

Fonte: Livro do Jogador 3.0, Fórum Rede RPG

Um comentário:

  1. Gostei bastante do artigo,pois explica muito bem a classe.
    Só faltaram algumas ilustrações,a começar por uma feiticeira bem gostosa.

    ResponderExcluir