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Quem me conhece sabe que nesse post não poderia faltar Makoto Shishio |
Samurai
Nível | Ataque Base | For | Ref | Von | Especial |
---|---|---|---|---|---|
1 | +1 | +2 | +0 | +2 | Talento Adicional |
2 | +2 | +3 | +0 | +3 | Espadas Ancestrais +1, Grito de Kiai +2 |
3 | +3 | +3 | +1 | +3 | Talento Adicional, Acuidade com Arma |
4 | +4 | +4 | +1 | +4 | Espadas Ancestrais +2, Grito de Kiai +4 |
5 | +5 | +4 | +2 | +4 | - |
6 | +6/+1 | +5 | +2 | +5 | Espadas Ancestrais +3, Grito de Kiai +6, Talento Adicional |
7 | +7/+2 | +5 | +3 | +5 | - |
8 | +8/+3 | +6 | +3 | +6 | Espadas Ancestrais +4, Grito de Kiai +8 |
9 | +9/+4 | +6 | +4 | +6 | Talento Adicional |
10 | +10/+5 | +7 | +4 | +7 | Espadas Ancestrais +5, Grito de Kiai +10 |
11 | +11/+6/+1 | +7 | +5 | +7 | - |
12 | +12/+7/+2 | +8 | +5 | +8 | Espadas Ancestrais +6, Grito de Kiai +12, Talento Adicional |
13 | +13/+8/+3 | +8 | +6 | +8 | - |
14 | +14/+9/+4 | +9 | +6 | +9 | Espadas Ancestrais +7, Grito de Kiai +14 |
15 | +15/+10/+5 | +9 | +7 | +9 | Talento Adicional |
16 | +16/+11/+6/+1 | +10 | +7 | +10 | Espadas Ancestrais +8, Grito de Kiai +16 |
17 | +17/+12/+7/+2 | +10 | +8 | +10 | - |
18 | +18/+13/+8/+3 | +11 | +8 | +11 | Espadas Ancestrais +9, Grito de Kiai +18, Talento Adicional |
19 | +19/+14/+9/+4 | +11 | +9 | +11 | - |
20 | +20/+15/+10/+5 | +12 | +9 | +12 | Espadas Ancestrais +10, Grito de Kiai +20 |
Em terras governadas por grandes senhores da guerra, o samurai é o mais poderoso e respeitado dos guerreiros. Ele faz cumprir a lei, combate seus inimigos e defende sua honra com a própria vida, sendo treinado para essa finalidade desde a infância - pois a tradição é ensinada apenas dentro de certas famílias nobres. Camponeses, mercadores e artesãos reverenciam e servem os samurais com humildade.
O samurai é um guerreiro tal como o guerreiro básico do D&D. Seu foco é direcionado no uso da Katana, uma espada de qualidade indiscutível. Dentro das regras, a katana é considerada uma espada bastarda obra-prima.
A katana faz parte de um conjunto (chamado de daisho) que possui também uma espada curta chamada de wakizashi. O mais comum é ver um samurai empunhando sua katana com as duas mãos, mas há também aqueles que preferem utilizar as duas ao mesmo tempo. A wakizashi não é tão comum em combates, sendo mais utilizado no ritual de suicídio chamado de ritual seppuku.
A katana em si, não-mágica, pode ser considerada a espada mais perigosa que existe, mas nem por isso o samurai deve ser temido apenas no combate corpo-a-corpo. Para ataques a distância, os samurais contam com o arco daikyu, parecido com um arco longo composto obra-prima de D&D (usa-se as mesmas estatísticas); ele é empunhado mais próximo da parte de baixo, e não no centro, facilitando quando o arqueiro está a cavalo ou de joelhos.
É raro ver um samurai usando além dessas três armas já que dedicam boa parte de seu treinamento exclusivamente a elas.
Por descenderem de aristocratas, os samurais se diferenciam um pouco do guerreiro padrão por possuirem itens mais caros, que foram possivelmente herdados de sua família - espadas samurais costumam passar de geração para geração. Outro fator que influencia é o fato de conhecer muitos artistas famosos e mestres. Além de guerreiro, o samurai é um artista. Todos sabem ler e escrever, e normalmente possuem algum dom artistico como poesia, teatro, pintura, cerimonia do chá, origami, ikebana, etc...
O samurai leva uma vida plena, rica em espiritualidade. Muitas vezes poderá desenvolver habilidades sobrenaturais como um monge. Mas ele também deve lealdade total ao seu mestre. Desobedecer ao mestre é o mesmo que perder a honra, e a honra é mais importante que a vida. O sonho de todo samurai é ter uma morte honrada, a serviço de seu mestre. Assim, o samurai deve estar sempre pronto para sacrificar a vida por seu lorde - e sabendo que pode morrer a qualquer momento, ele procura beleza e poesia em todas as coisas.
Aventuras: para o samurai, "aventurar-se" normalmente tem alguma ligação com seu mestre, principalmente realizando tarefas a serviço dele, seja atuando nas terras próximas (como deter invasores ou obrigar o cumprimento das leis) ou atuando em terras mais longínquas (como um emissário, um assassino ou recuperando um item roubado). Mas essa lealdade pode acabar com certas aventuras pois ele só se unirá a um grupo ou partirá em uma expedição longinqua apenas com o consentimento de seu mestre.
Características: além de ser leal ao seu mestre, o samurai é leal a um código de honra conhecido com bushido, o Caminho do Guerreiro. Embora pareça frio e severo, o samurai luta com grande paixão, entregando-se totalmente ao combate - pois o verdadeiro guerreiro sabe que morrerá em batalha e, portanto, deve viver cada momento como se fosse o último. Isso torna o samurai uma pessoa contemplativa, poética e serena, bem diferente de um guerreiro padrão.
O samurai é forte porque não confia apenas em si mesmo. Ele confia em tradições com milênios de idade, na sabedoria de seus ancestrais - por isso ele nunca está verdadeiramente sozinho. Essa confiança aliada a sua disciplina, torna o samurai capaz de incriveis proezas fisicas e mentais.
Muitos samurais consideram suas espadas como parte de si mesmo e sua família pois carrega a força espiritual dela. Como resultado, muitas vezes sua espada adquire poderes mágicos, como se fossem espadas encantadas por poderosos magos. A espada é muito importante para sua vida e perde-lá seria uma desonra inimaginável.
Tendência: obedecer a um mestre sem questionar e seguir o código bushido exige grande retidão, por isso apenas personagens leais podem se tornar samurais.
Religião: a cultura samurai não venera deuses, embora acredite em grandes espíritos. Normalmente buscam apoio espiritual em seus ancestrais. No mundo de Tormenta, existem alguns deuses leais que atraem a simpatia de alguns samurais.
História: um samurai é treinado normalmente nas escolas sediadas nos castelos de suas famílias, sendo muito raro conseguir treinamento fora. Um estrangeiro ser aceito em uma escola samurai também algo raro de se acontecer.
No entanto, podem existir mestres fora dos castelos que ensinem suas técnicas apenas para manter viva a tradição.
Raças: quase todos os samurais são humanos principalmente pelo fato de a tradição ser hereditária e a maioria das familias samurais serem humanas. No entanto, algum mestre pode tolerar a natureza "não-humana" do discipulo e decidir treiná-lo.
Outras classes: os samurais em suas terras estão só abaixo de seu lorde. O samurai é orgulhoso de seu status e não considera as outras classes como iguais, mas em geral tratará com cortesia e etiqueta. Outras classes tendem a acha-lo presunçoso e arrogante por essa postura.
É normal um samurai desafiar aqueles que não demonstram respeito, para um duelo até a morte. Assim como é normal que um samurai derrotado por um "não-samurai", cometa seppuku por não aguentar a vergonha da derrota. Apenas seu mestre poderia impedir que ele tire sua própria vida.
Com o tempo e o contato com outras culturas, as samurais se tornaram mais tolerantes, principalmente com paladinos, guerreiros e rangers de tendência leal. Por partilharem da mesma cultura, os monges também são respeitados.
Os bárbaros são considerados sem educação. Clérigos são vistos como sábios, embora não estejam no mesmo patamar. Por não terem contato com druidas, eles consideram praticamente como bárbaros, merecendo um pouco mais de respeito.
Magos e feiticeiros são vistos com certa desconfiança até que provem ser dignos, normalmente demonstrando valores que o samurai considera importantes. Ladinos e bardos, na melhor das hipóteses, são tratados como serviçais ou pessoas comuns, pessoas em nivel inferior de status e ocupação. Na pior das hipóteses são cães sem honra que devem ser mortos.
Informações de jogo
Habilidades: É difícil ser um samurai bem-sucedido por ele exigir valores altos em praticamente todos as habilidades. Mas é lógico que vai do tipo de jogar de cada um.
Força é importante para empunhar sua katana; Destreza para usar melhor o seu arco e para permitir usar certos talentos que o atributo seja pré-requisito; Constituição para que o guerreiro aguente mais porradas; Inteligência e sabedoria por sua extrema cultura e conhecimento; e por fim carisma, para suas manifestações de arte e para a técnica de Iaijutsu.
Tendência: Qualquer leal.
Dados de Vida: d10
Perícias de classe
Atuação (Car)
Cavalgar (Des)
Diplomacia (Car)
Escalar (For)
Foco em Iaijutsu (Car)
Intimidar (Car)
Natação (For)
Ofícios (Int)
Profissão (Sab)
Saltar (For)
Sentir Motivação (Sab)
Pontos de perícia no 1º nível: (4 + modificador de inteligência) x 4;
Pontos de perícia por nível: 4 + modificador de inteligência;
Características de classe
Usar armas e armaduras: Samurais sabem usar todas as armas simples e comuns, armaduras leves e médias. Não sabem usar escudos.
Código de Conduta: Samurai deve ser leal. Ele desonra sua família, sua espada e a si próprio se cometer voluntariamente um ato caótico. O código bushido exige que ele obedeça a seu senhor, não recue diante da morte, vingue qualquer desonra e jamais demonstre covardia. Violar este código resulta em desonra que pode fazer com que o samurai perca seu direito de usar o nome da família. (Ex-Samurai adiante).
Espadas Ancestrais: todo samurai começa com um conjunto daisho (katana e wakizashi), sem custo adicional. Provavelmente herdadas de família ou de seu mestre.
A espada desperta seus poderes no 2º nível e começa a evoluir com seu dono. Espada recebe +1 a cada dois níveis de samurai. Caso o jogador utilize a wakizashi também, a evolução é mais lenta. No 2º nível, a katana torna-se +1, e a wakizashi apenas no 4º nível. Então a katana torna-se +2 no 6º nível e assim por diante.
Como as armas não podem ultrapassar +5 de bônus, o samurai pode atribuir novas qualidades a espada.
Ex.: O samurai possui uma katana +4 e atinge o 10º nível. Ele pode alterá-la para katana +3 do trovão (+2).
Até que ela se torne +1, ela ainda não é considerada mágica.
Um samurai desonrado não pode evoluir mais sua espada até que recupere sua honra.
Nota: o samurai pode começar também com outras espadas ancestrais ao invés da katana, como uma tulwar (cimitarra) ou jian (espada longa).
Talentos adicionais: Os samurais recebem um talento no 1º nível e outro no 3º e mais um a cada 3 níveis subsequentes.
Esses talentos devem ser escolhidos da lista a seguir:
Acuidade com arma*
Ajuda dos Ancestrais
Ambidestria
Artista
Ataque Desarmado Aprimorado (Desviar Objetos, Ataque Atordoante)
Combate Montado (Arqueirismo montado, Atropelar, Investida Montada, Investida Implacável)
Combater com Duas Armas (Combater com Duas Armas Aprimorado)
Defesa do Samurai
Disciplinado
Especialista (Desarme aprimorado, Imobilização aprimorada, Ataque giratório)
Especialização em Arma*
Esquiva (Mobilidade, Deslocamento)
Foco em Arma*
Foco em Perícia
Iniciativa Aprimorada
Lutar às Cegas
Perito em Katana
Reflexos de Combate
Saque Rápido
Sucesso Decisivo Aprimorado*
Tiro Certeiro (Tiro Longo, Precisão, Tiro Rápido, Tiro em Movimento)
Usar arma exótica*
Os talentos só podem ser escolhidos caso atendam os pré-requisitos.
Os talentos com * podem ser escolhidos mais de uma vez, mas cada um para uma arma diferente.
Grito de Kiai: a partir do 2º nível, o samurai pode emitir o Grito de Kiai. O samurai emite um grito (ação livre), e durante aquela rodada, recebe um bônus de +2 em sua Força. Esse bônus aumenta para +4 no 4º nível, +6 no 6º nível e assim por diante.
O grito pode ser usado um número de vezes por dia igual ao seu bônus de sabedoria.
Acuidade com arma: no 3º nível o samurai adquire o talento acuidade com arma na sua katana e wakizashi (armas que normalmente não recebem esse benefício).
Especialização em Arma: no 4º nível, como um talento, o samurai (da mesma forma que um guerreiro), pode escolher especilização em arma, que deve ser obrigatoriamente katana, wakizashi ou daikyu. O samurai precisa do foco em arma na arma que deseja ser especialista.
Ex-Samurais
Torna-se um ex-samurai aquele que abandone a tendência leal ou não cumpra o bushido. Ele mantém seus talentos, mas sua espada perde os poderes despertados, e não pode mais avançar níveis de samura. Se ele retorna a tendencia leal, ele ainda precisa cumprir uma penitência adequada (conforme magia Penitência) e recuperar sua honra para restaurar suas armas e seu status, para então poder adquirir níveis de samurai.
Nova Perícia: Foco em Iaijutsu
Iaijutsu é uma modalidade de luta com espada que consiste em vencer o combate com um único e mortal golpe, aplicado ao retirar a espada da bainha. O mesmo movimento utilizado para sacar, também é utilizado para atingir o inimigo.
Benefício: no início do combate você pode provocar mais dano com seu primeiro ataque, ao sacar a arma, de acordo com o resultado de seu teste em Foco em Iaijutsu:
Resultado do teste | Dano Extra |
---|---|
10-14 | +1d6 |
15-19 | +2d6 |
20-24 | +3d6 |
25-29 | +4d6 |
30-34 | +5d6 |
35-39 | +6d6 |
40-44 | +7d6 |
45-49 | +8d6 |
50 ou mais | +9d6 (máx) |
Especial: ao duelar com outro personagem que também possua Foco em Iaijutsu, os dois substituem sua jogada de iniciativa por um teste de Foco em Iaijutsu. Isto é chamado de Duelo de Iaijutsu.
Novos Talentos
Ajuda dos Ancestrais
Requisito: Foco em Arma (katana), Especialização em arma (katana)
Requisito: Sabedoria +13, Serenidade
Você pode orar aos espíritos de seus ancestrais e perguntar a eles seu destino.
Benefício: você pode, uma vez por dia, lançar a magia Adivinhação como um clérigo de nível igual ao seu nível de personagem.
Artista
Você tem muito talento para artes
Benefício: escolha uma das seguintes perícias: Atuação (oratória, poesia, teatro kabuki, instrumentos musicais ou cerimônia do chá), Ofícios (Pintura, caligrafia ou jardinagem). O personagem recebe +2 em todos os testes com as duas perícias escolhidas.
Especial: você pode escolher este talento várias vezes. Em cada uma das vezes, escolhe mais duas perícias da lista.
Defesa do Samurai
Você consegue bloquear ataques com sua katana.
Requisito: Foco em Arma (katana), Especialização em arma (katana)
Benefício: quando empunhando uma katana, você recebe +2 em sua categoria de Armadura. Qualquer condição que faça você perder o bônus de destreza também anula este bônus.
Disciplinado
Você tem extrema capacidade de concentração
Benefício: você recebe um bônus de +1 em todos os testes de vontade e +2 em todos os testes de concentração.
Perito em Katana
Você consegue usar sua espada para qualquer tipo de façanha.
Requisito: Foco em Arma (katana), Especialização em arma (katana)
Benefício: graças a uma extrema habilidade com a espada, que funciona como uma verdadeira extensão de seu corpo e alma, você pode usar um teste normal de ataque para substituir qualquer teste de perícia - incluindo perícias que você não possui. Neste caso, a rolagem de ataque deve atingir a CD determinada pelo Mestre.
Você pode, por exemplo, usar a espada para destrancar uma fechadura (Abrir fechaduras), como suporte para subir em algo (Escalar), como apoio para uma cambalhota (Acrobacia), para fazer manobras impressionantes (Atuação), e assim por diante. O Mestre pode determinar que algumas perícias são mais difíceis ou impossíveis de imitar apenas com a ajuda de uma espada (como Ouvir, Observar, Conhecimento).
Você pode fazer isso uma vez por dia para cada ponto de seu bônus de Sabedoria.
Fonte: Revista Dragão Brasil
Tudo ia depender da campanha que você estaria disposto a mestrar. Por exemplo, se seu estilo é dar muitas recompensas e utilizar armas magicas poderosas eu NÃO escolheria o Samurai de tormenta. Já que só me valeria de vantagem o grito de kiai que seria usado no máximo umas 4 vezes por dia com um dano adicional de (nível de samurai)x0,75, enquanto que perderia 1 talento a cada 6 níveis (em comparação ao guerreiro). Espada mágica com metade do nível do personagem parece interessante em uma aventura não-overpower, o talento Ajuda dos Ancestrais é muito desbalanceado, e as Resistências dele são chamativas. Faça valer a pena as armas mágicas dando itens mágicos para os outros com no máximo 2/3 da força da arma atual do samurai e tudo ficará bem. Boa sorte em sua campanha e que Nimb lhe dê bons dados.
ResponderExcluirqual versão de d&d seria esses atributos?
ResponderExcluirFala Pedro. Pelo que eu lembro ela se aplica ao 3.5. Mas está sujeita a revisões. hehe
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirQual dano da katana ??
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