terça-feira, 17 de abril de 2012

Classe de D&D: Bárbaro

Voltando a ativa hoje já com uma classe porradeira que curti demais: Bárbaro do D&D.



Um lutador nato. Usando apenas peles de animais. Um estado de fúria que assusta até o mais destemido paladino.
É essa a imagem que normalmente vêm a cabeça quando se pensa em bárbaros.
Junto dessa imagem (ou desse estereotipo), vêm também a imagem do bárbaro inculto, sem educação e incontrolável.

Porém, o bárbaro vai muito além disso. Um bom exemplo de um bárbaro bem articulado é mais famoso bárbaro de todos os tempos: Conan.

A seguir algumas dicas sobre como interpretar um bárbaro fugindo desse estereotipo que é só gritos e armas pesadas.



Bárbaro

O bárbaro é uma classe que foi feita para combate, mas nem por isso que você precisa cair sempre nesse padrão.

Em geral, os bárbaros tem como características:
- PVs elevados: Por possuir um d12 de dados de vida (o mais elevado (e único) entre as classes básicas), o bárbaro
tende a ter o maior número de pontos de vida dentro do grupo.
- Bom BBA: O bônus base do bárbaro está entre os melhores para combate, elevando-se em 1 a cada nível.
- Boa Fortitude: Pelo seu treinamento corporal, o bárbaro desenvolve melhor suas defesas contra paralisia, venenos, dreno de energia, etc...
- Boa seleção de armas: Pode usar qualquer arma simples ou marcial tornando-se mortal com qualquer arma em mãos.
- CA razoável: Por não poder se utilizar de armaduras pesadas, nem escudos pesados, o bárbaro não chega a valores astronomicos como um guerreiro ou paladino, mas com bons itens pode ter uma boa CA para uma frente de batalha. (e como diz meu primo, a CA do bárbaro são os PVs)
- Fúria: Além de todos os benefícios para combate, o bárbaro ainda tem sua fúria que aumenta exponencialmente sua força tornando-o ainda mais letal, e aumenta sua constituição tornando-o mais resistente ao combate, mesmo que por pouco tempo.
- Habilidades defensivas: O bárbaro, conforme avança de níveis, vai desenvolvendo diversas habilidades que o ajudam a se livrar dos perigos como Reflexo sobrenatural (2º nível) que mesmo que seja pego de surpresa, ainda estará atento aos perigos, além de conseguir evitar armadilhas (3º nível), e a habilidade de resistir a certos golpes alcançada no 7º nível.
- Boa movimentação: O bárbaro tem um pequeno aumento no seu deslocamento que o ajuda a cobrir boas distâncias.
- Boa seleção de perícias: O bárbaro tem boa seleção de perícias de classe que podem tornar o bárbaro mais alerta, móbil e independente.



Fraquezas

O bárbaro possui algumas fraquezas para balancear essas excelentes habilidades marciais. Fique de olho se quiser fazer um bárbaro.

- Baixos testes de Reflexo e Vontade: Com testes baixos em Reflexo e Vontade, o bárbaro não consegue evitar a maioria das magias.
- Analfabeto: O bárbaro será analfabeto até o fim de sua vida ou invista alguns pontos de perícia em Ler e Escrever (ou adquirir níveis de outras classes).
Essa característica pode não ser mortal, mas pode ser inconveniente ou até embaraçosa.
- Curiosamente Vulnerável: Mesmo o bárbaro tendo ótimas maneiras de se defender, ele pode se encontrar em situações perigosas dependendo da maneira como você o interpreta. A habilidade de Fúria do bárbaro reduz sua Classe de Armadura exatamente quando ele mais precisa dela, e sua velocidade superior pode fazer com que você se separe do grupo quando você mais precisaria de sua ajuda.
Além disso, a perda dos pontos de vida temporários ao fim de uma fúria podem significar a morte de um bárbaro após ele ter dado o melhor de si em combate.



Interpretação

O bárbaro mais comum é o turrão que gosta de descer o braço em todo mundo, mas você pode dar mais profundidade ao seu personagem.
Leve em consideração alguns aspectos a seguir:
- Flexibilidade
Mesmo sendo um excelente combatente, o bárbaro pode assumir diversas opções dentro do grupo. Pela sua performance em combate, o bárbaro pode ser um excelente líder pois confia na sua capacidade de resolver "problemas".
Sua força também contribui muito com tarefas básicas como derrubar portas  trancadas e remover obstáculos.
Usando sua velocidade e percepção, ele pode ser o batedor do grupo ou ainda o guardião da retaguarda já que sua habilidade de Reflexo Sobrenatural permite ignorar ataques surpresa e sua velocidade permite que chegue a frente do grupo rapidamente caso precise.
Se você estiver preparado para fazer o que o seu grupo necessita, logo será um membro indispensável para o mesmo.

Entre em Fúria cedo, e com freqüência

Sua habilidade de Fúria é tão poderosa que talvez você se encontre reservando ela para usar mais tarde, mas muitas vezes isso não é o ideal. É melhor entrar em fúria quando se está com pontos de vida completos, para evitar que você literalmente caia sobre seus próprios pés.

Amigos em necessidade

Suas habilidades de combate o tornam um grande aumento nas capacidades ofensivas do grupo. Se você desperdiça ou usa de forma incorreta esta capacidade, o grupo todo sofrerá. Similarmente, você com freqüência necessitará da ajuda do resto do grupo para sobreviver.

O batedor do Grupo: Se você não é o batedor do grupo, sua grande velocidade e poder de combate fazem de você o companheiro ideal na hora de um resgate, caso o pior venha a acontecer ao batedor (o que é muito comum).

O Conjurador Arcano: Este personagem é tudo o que você não é: fraco, vulnerável e delicado. Esteja preparado para por a si mesmo entre o conjurador arcano e o inimigo quando necessário – ou ao menos esteja pronto para vir em seu auxílio quando a necessidade surgir.

O Conjurador Divino: Seja amigo deste personagem. As magias de cura que ele pode conjurar o manterão vivo mais tempo, especialmente quando estiver saindo de uma fúria e estiver com poucos pontos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário